Avaliação do Usuário



CURANDO A CRIANÇA FERIDA DENTRO DE NÓS

SALVADOR - BA

A vivência Curando a Criança Ferida Dentro de Nós é uma atividade terapêutica residencial, com duração de três dias e meio, mantida por um grupo de terapeutas da cidade de Salvador, Bahia, já por mais de vinte anos.


O usuário encontrará informações necessárias para compreender a vivência oferecida, nas páginas e sub-páginas deste site.


Nosso primeiro convite é para um passeio pelas páginas do site. E, a seguir, sendo do seu desejo, nosso segundo convite é para participar da vivência.


- Todos estão convidados a participar da Vivência.


- O convite se estende àqueles que, em outra ocasião, já participaram dessa experiência.


 

 

Curando a Criança Ferida Dentro de Nós

Avaliação do Usuário


Curando a Criança Ferida Dentro de Nós


HISTÓRIA DA VIVÊNCIA




Aídda Pustilnik, no decorrer dos anos 1980, em sua prática com grupos de desenvolvimento, criou e manteve uma atividade grupal de autodesenvolvimento denominada Curando a Criança Ferida Dentro de Nós.

 

No início dos anos 1990, em uma de suas permanências nos Estados Unidos, para estudos na Barbara Brennan School of Healing, deparou-se com a divulgação de uma prática terapêutica, com denominação semelhante à atividade que desenvolvia no Brasil, contudo, centrada em uma metodologia denominada "terapia da metáfora", criada por David Grove (1951-2008), psicólogo neozelandês com residência norte-americana.


A terapia da metáfora compreende que os traumas infantis são fixados em nosso inconsciente através de condensações do tempo e que, na vida adulta, se manifestam através de metáforas --- usualmente corporais ---, tais como: “tenho um nó na garganta...”, “sinto um buraco no peito", “tenho um branco na cabeça”, “sinto um nó no estômago”. Então, segundo essa compreensão, a criança ferida --- o trauma --- permanece nas entrelinhas do “texto” da vida cotidiana até que seja retomado e restaurado de uma forma saudável.

 

O recurso terapêutico, elaborado por David Grove, propõe-se a alargar o tempo, condensado no interior da metáfora, através da utilização de linguagem limpa --- interlocução sem julgamentos e sem qualificações ---, que permita o desvendamento tanto dos seus conteúdos negativos como também dos seus recursos para a solução dos impasses identificados, fatores que propiciam condições para uma vida mais fluída e, pois, mais saudável.

 

Em 1991, já no Brasil, Aídda Pustinilk reestruturou a vivência grupal anterior, incluindo, entre suas atividades, também esse recurso terapêutico. Desde então, a vivência tem sido oferecida ininterruptamente, em três --- por vezes dois --- períodos anuais (ver a página "Calendário", neste site), atraindo pessoas de todas as partes do país.

 

Da forma como a vivência está estruturada, propicia aos participantes variados momentos de investigação e contato com seus impedimentos psicológicos, como também com seus recursos de vida saudável.









Avaliação do Usuário

 


Curando a Criança Ferida Dentro de Nós



INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO


 

A vivência

 

A vivência ocorre em forma residencial em uma região rural  próxima da cidade de Salvador, BA, com a duração de três dias e meio, iniciando no final da tarde de um dia e prosseguindo por mais três dias inteiros. As atividades da vivência estão propostas para que cada participante possa realizar sua jornada pessoal de investigação e integração de experiências do passado, que não foram vividas, mas não suficientemente compreendias e integradas, atuando de forma inconsciente e muitas vezes negativa no presente de cada um.



Contatos


A coordenação administrativa da Vivência é feita por Adriana Pires. Os interessados poderão fazer contatos com ela, tanto para solicitar informações, assim como para efetivar a inscrição.


- Telefone: (71) 99983-7728

- Endereço eletrônico:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

 


Condições para participar da Vivência


01. Estar em processo terapêutico ou psicoterapêutico em fase anterior a data da Vivência e continuar no mesmo processo após participação na mesma.


Essa condição diz respeito ao cuidado necessário para com cada participante, a fim de que, de um lado, prepare-se para a Vivência e, de outro, tenha o suporte de um profissional para processar a elaborar as experiências vivenciadas.


02.  Grávidas não devem participar da Vivência.


Esse limite de participação tem em vista preservar o bebê que se encontra em formação. Nesse momento da vida do bebê, importa estarmos atentos à sua formação.


 

Condições para participar da Vivência por mais de uma vez


A possibilidade de participar da Vivência por mais de uma vez está aberta a todos interessados.


A condição, para tanto, é de que tenha elaborado de modo suficiente os conteúdos acessados e vivenciados na jornada anterior. A cura de uma memória traumática implica na garantia de um tempo no qual possam ocorrer  aprendizagens e acomodações  psico-espirituais que respondam às descobertas e experiências vividas no decorrer da Jornada de auto-investigação.

 








Avaliação do Usuário

 

Curando a Criança Ferida Dentro de Nós

 


PRÓXIMA VIVÊNCIA


11 a 14 de abril de 2018

 

 

 

A próxima Vivência será a primeira jornada do ano de 2018, em conformidade com a página "A Vivência/Calendário" deste site.


Informações detalhadas sobre o evento encontram-se nas páginas e sub-páginas "Quem somos", "A vivência", "Fale conosco", deste site.


Nós do Grupo do Curando a  Criança Ferida Dentro de Nós nos colocamos de braços abertos para receber todos aqueles que se sentirem atraídos para essa jornada vivencial, cujo objetivo é investigar e integrar memórias de experiências psicológicas pessoais traumáticas, ocorridas no passado, sobretudo na infância, e que, neste momento de suas vidas adultas, se expressam através de sintomas que se replicam sucessivamente, dificultando o cotidiano de cada um.

 

 

Contato

 

Tendo em vista obter informações  mais detalhadas sobre a vivência, tais como participação e procedimentos de inscrição, falar com Adriana Pires:


→ Telefone para contato: (71) 99983-7728 

→ Endereço eletrônico:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


 







Avaliação do Usuário
 


Curando a Criança Ferida Dentro de Nós

 

LOCAL DA VIVÊNCIA


 

A vivência Curando a criança ferida dentro de nós se realiza numa hospedaria com recursos apropriados para a atividade, situada na região do Recôncavo Baiano, a aproximadamente 60 km de Salvador.


A vivência é residencial, o que significa que participantes e terapeutas e psicoterapeutas se hospedam nesse local durante todo o período das atividades. É um local bonito e agradável. Como está situado na região do Recôncavo Baiano, região de boa umidade, o verde predomina na natureza circundante.

 

A hospedaria está composta por alojamentos suficientemente satisfatórios para acomodar participantes e profissionais durante os dias da Vivência, que é realizada nesse local há muitos anos. A alimentação é regional, sadia e saborosa.